Desilusão. Pessoas desacreditas. São as principais características que se pensa sobre a questão: política brasileira. O voto é uma forma de todos nós participarmos do governo. É escolher o futuro de nosso estado e país. É exercer cidadania. Foi uma das maiores conquistas – se não, a maior – para os brasileiros. E hoje, a população brasileira desiludida com os constantes “problemas”, envolvendo os políticos, se revolta [revolta-se] e pensa ser em vão votar, enganam-se [engana-se].
É necessário que a população, seja [população seja] consciente da arma que tem nas mãos. O voto é a hora de escolhermos quem queremos para nos representar pelos próximos anos. Quando abrimos mão desse direito cidadão [direito de cidadão], abrimos mão também de cobrar por melhorias em todos os âmbitos sociais (Educação, saúde...). Jogamos fora uma das poucas formas de ação perante o governo. É claro que, anular [que anular] o voto é um direito, todavia, as pessoas que o fazem, tempos depois, reclamam da situação do bairro onde vivem, das condições que vivem. Em um dia ela se exclui do seu direito como cidadã e no outro quer usá-lo? Bastante incoerente.
Mudar as condições atuais de política apenas por anular o voto, é [voto é] utópico. Porque não é a massa que o faz, logo, isso não é expressivo, ao [expressivo a] ponto de cancelar uma eleição. Ainda que a maioria da população anulasse o voto, não haveria cancelamento, pois só são considerados os votos válidos e sempre irão existir pessoas conscientes que não anulam seu voto. Se anular surtisse alguma mudança, acredite, seria proibido. Diante disso, as pessoas que votam nulo apenas o fazem por não querer votar. Por não se importarem com o que está acontecendo. Votar nulo é como dizer aos mortos que a luta deles pela nossa democracia foi desnecessária.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da problemática imposta. No entanto, melhor explore a parte argumentativa de sua produção. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |