Foi necessário um longo processo histórico para garantir o direito de todos votarem. Revoluções e movimento sociais foram realizados para que acontecesse tal conquista. Porém, muita gente não percebe o valor que o voto tem, entregando, assim, a cidade, estado ou país nas mãos de corruptos. Para que uma sociedade tenha um futuro digno é necessário que os eleitores se mobilizem e analisem as propostas e o passado dos candidatos.
Nos tempos remotos, o voto era restrito apenas à nobreza e ao clero, contemplando, mais tarde, a burguesia e, depois de muita luta, mulheres e pessoas de baixa renda. Mesmo com esse direito garantido pela Constituição Brasileira, ele não está sendo bem valorizado: não são raros os casos em que o famoso “voto de cabresto” aparece em currais eleitorais, onde o eleitor é capaz de trocar quatro anos de desenvolvimento da sociedade por um interesse particular fútil (isso acontece principalmente no interior do país, onde o nível de conhecimento e educação é muito baixo).
Diante de tantas promessas dos candidatos, faz-se necessário uma profunda análise tanto do seu passado quanto do que ele está prometendo. Cabendo, assim, aos cidadãos o direito de cobrar quando o candidato elegido estiver no poder. Caso a ficha deles esteja suja, organizar um movimento onde a população vote nulo é um projeto válido, pois caso a maioria aja assim [,] tais candidatos estarão eliminados.
Dessa forma, aumentam as chances de se ter uma sociedade mais justa e desenvolvida. Mas para que a anulação do voto seja válida é preciso que haja conhecimento dos direitos e deveres de um cidadão consciente. Sendo o voto a maior arma da democracia, tal ação pode sim ser considerada um protesto, desde que haja plena conscientização e objetivo a ser alcançado pela população. Só assim, o rumo da sociedade brasileira mudará para melhor.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto desenvolveu-se de forma clara e fez boas considerações em torno do tema. Porém, a questão do voto nulo em si foi pouco explorada. Dessa forma, procure realizar uma leitura crítica e atenta da coletânea para nortear suas ideias. Além disso, a fim de enriquecer sua linha argumentativa, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |