Quase todos os dias, os jornais trazem noticias [notícias] sobre desvio de dinheiro público, negócios escusos, tráfico de influencia [influência], entre outros [,] e [,] muitas vezes, a população brasileira que vivencia esses escândalos, acabam [escândalos acaba] optando por anular seu voto, o seu direito de escolha, pois acham [acha] que alulando [anulando] isso se tornará uma arma de protesto, o que não é bem assim.
A corrupção é muitas vezes transmitida pela mídia, principalmente em redes sociais, tudo isso não é novidade, nem começou no atual governo. Infelizmente [,] a corrupção está na história do país há muito tempo e isso acaba por causar descontentamento em boa parte da população, que acabam [acaba] optando por anular seu voto.
Com a corrupção muito presente no Brasil, uma boa parte da população anula o voto, pois acredita que isso se tornará sua arma de protesto. No entanto, atualmente no país correm vários boatos, de [boatos de] que se mais da metade da população votassem [votasse] nulo, aconteceria um novo processo eleitoral formado por outros candidatos. Isso não é bem verdade, pois o que a maioria da população desconhece é que o STE, só [STE só] acataria essa opção de realizar novas eleições por conta de votos nulos, se [nulos se] fosse caso de fralde.
Haja visto o que foi exposto, podemos concluir que a maioria dos cidadãos votam [vota] nulo por acharem [achar] que seu voto se tornará um tipo de protesto, mas vendo que uma eleição só se invalida em casos de fraude e isso só acabaria por dar chances de a um [de um] candidato ruim vencer as eleições. Portanto, acaba sendo necessário, que [necessário que] essa parte da população deposite um pouco de confiança em um candidato de sua autoria, para que não venha facilitar a vida de um candidato, que desconheça ou que não lhe agrade[,]vença.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas, porém não apresentou uma linha argumentativa que extrapolasse o âmbito do senso comum. Dessa forma, procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |