Com as eleições se aproximando, os cidadãos brasileiros começam a avaliar e escolher quais serram [serão] seus futuros candidatos. Contudo, muitos eleitores [,] quando começam a refletir o quão grave é a corrupção entre os representantes de nosso país, acabam optando pelo voto nulo. Dessa forma, quando um eleitor vota nulo [,] ele abre mão de seus direitos.
A corrupção em nosso país, remota [país remonta] desde o descobrimento, quando os portugueses chegaram ao Brasil e foram levando todas as nossas riquezas e destruindo nossas terras [,] e permanece até os dias atuais por alguns de nossos representantes políticos. Com isso [,] alguns eleitores optam por anular seu voto, acreditando que não é possível mudar o sistema político por dentro dele.
Entretanto, quando um eleitor vota nulo, ele recusa seu direito e abre brecha para que um candidato corrupto acabe vencendo a eleição com um número menor de votos necessários. Mesmo se a maioria da população anulasse o voto, não haveria efeito nenhum, já que nossa Constituição considera apenas os votos válidos.
A partir das ideias discutidas, podemos concluir que o cidadão que vota nulo abre mão de seus direitos e abre brecha para um candidato corrupto entrar no poder mais facilmente. Portanto, é necessário que a população entenda que a corrupção no Brasil está concentrada em alguns grupos. Basta evita-los [evitá-los] e conhecer bem os candidatos, para [candidatos para] a política melhorar.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e apresentou uma posição definida da questão. Porém, melhor desenvolva a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursoos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |