Muitos acham que votar nulo vai conseguir mudar alguma coisa no processo eleitoral, porém mal sabem que esse voto tem pouco valor como protesto. No entanto[,] tem [há] os eleitores que não estão satisfeitos com os candidatos e optam por anular [,] porém não deixa de ser uma escolha legítima como qualquer outra.
Politica é um assunto muito amplo em [e] que envolve muitas pessoas que [,] na maioria das vezes [,] não querem se comprometer se envolvendo, mas esquecem que estão deixando de lado coisas que poderiam fazer a seu favor [,] conquistando seus direitos como cidadão, por um simples fato de não gostar ou apenas deixar pra lá.
No Brasil [,] a cada ano aumenta o numero [número] de políticos, muito [muitos] desses analfabetos, deixando a desejar quais os tipos de pessoas que o cidadão terá que colocar a sua frente, grande parte entra na politica [política] não apenas para servir a [o] povo[,] e sim para si próprio, deixando esse cenário cada vez mais caótico.
A solução seria todos participar [participarem] do processo, acompanhar antes, durante e depois, vendo quais os direitos e deveres, as necessidades, solucionar os problemas das cidades, ver tudo o que se passa na câmara, julgar, oferecer propostas, colaborar como um todo na sociedade. Fazendo com isso um lugar para se viver melhor.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém realizou uma análise simplista da questão. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |