A democracia brasileira chegou acompanhada de um dos seus maiores símbolos: o voto. Ato por meio do qual é decidido quem assumirá o governo pelos próximos quatro anos. Entretanto, algo que vem preocupando a população em geral é a escolha desses candidatos, pois muitos não têm a credibilidade suficiente de serem selecionados para administrar um estado ou até mesmo o país, perante todas as notícias de corrupção. Assim [,] surge uma segunda opção muito debatida: o voto nulo.
Escândalos políticos são evidenciados todos os dias. As mídias, cada vez mais, enfocam neste [nesse] assunto e expõem a todos casos de depravação, desvio de dinheiro público, contas de deputados ilícitas. A população se revolta e como uma medida contra isso optam pelo voto nulo, expressando sua oposição a todo e qualquer tipo de candidato. Um radicalismo muito forte, mas que é possível obter resultados positivos, uma vez que há um grande número de adeptos.
Os adeptos tem [têm] crescido, principalmente, depois da repercussão que teve o caso da CPI do Cachoeira. Era julgado como uma autêntico competente [,] mas sua fama caiu após vazar uma gravação onde um ministro pedia-lhe propina para arrecadação de fundos para propaganda eleitoral, depois do acontecido [,] Carlos Cachoeira foi taxado de cometer crime organizado e ser corrupto.
Então [,] o voto branco ou até mesmo nulo não é apenas uma medida paliativa, mas sim uma abertura de fronteira entre corrupção e política brasileira. Que [brasileira, que] até então encontram-se fundidas. Com base nesse resultado[,] o cenário político pode revolucionar e chamar atenção não só da justiça brasileira, mas também do mundo que pode interceptar oferecendo soluções para serem implantadas a fim de evitar que casos como o mensalão (ocorrido durante o governo de Lula) se repita [repitam].
Comentários do corretor
Seu projeto atendeu à proposta e evidenciou uma posição clara acerca do tema. Porém, melhor trabalhe a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar suas ideias. Dessa forma, procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |