Temos o melhor e maior modelo de votação do mundo.Ele é ágil [,] rápido e fácil. Agora, porque [por que] que os outros sistemas não funcionam assim? Por que, quando existe uma votação sobre corrupção [,] por exemplo,o povo não pode votar?Por que quando vão liberar uma verba para a saúde, a opinião dos eleitores não é consultada.
Tem muita coisa errada no sistema administrativo brasileiro,por isso as pessoas estão anulando seus votos,negando seus diretos, como se fosse um protesto.No qual [protesto, no qual] não querem fazer mais parte de nada. Por pura descrença no poder legislativo, executivo e judiciário. È muito lastimável ver, que [ver que] pessoas eleitas por voto popular vão á [à] Brasília envergonhar e desonrar o Brasil.
O Brasil não merece isso. O que diria hoje ao povo brasileiro! Joaquim [brasileiro Joaquim] José da Silva Xavier? Zumbi dos Palmares, Princesa Isabel,será que eles enxergariam ordem e progresso? A constituição brasileira é linda. Só não é cumprida,que tal votação para eleger o ministro da educação,da saúde da economia, sem arrumadinho e sem propinas.
Voto nulo não funciona,votar errado também não. O certo é cobrar depois da eleição,que seu representante cumpra com seu dever, representando o povo com trabalho bem feito, honrando cada voto, com dedicação e exemplos, de uma vida pública limpa e clara, como deve ser o dever de qualquer cidadão brasileiro. Só quando o povo tomar consciência que um politico é um trabalhador, e [trabalhador e] que tem deveres a cumprir,e que é pago pelo povo.Aí teremos finalmente atingido o real conceito da democracia do povo para o povo.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, melhor organize suas ideias a fim de efetivar a construção de sentido de seu texto. Atente-se às regras de uso dos sinais de pontuação, seja preciso, claro e objetivo. Além disso, melhor trabalhe a parte argumentativa de seu texto. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |