O voto é símbolo máximo da democracia, um direito (que também é um dever) conquistado ao longo de anos de indignação, protesto e ação do povo. Ele é a principal arma que o cidadão tem para se defender de uma realidade politica [política] vergonhosa que se instaurou no Brasil. Desvio de verba, licitações superfaturadas, dólar na cueca e por ai [aí] vai. Não nos falta motivos para descrer no sistema eleitoreiro que nos rege.
Tantas decepções justificam o aumento de eleitores que optam por anular o seu voto como forma de protesto. Uma atitude totalmente fundamentada, mas que causa o efeito contrario [contrário] ao esperado. Ao anular o voto [,] estamos diminuindo a porcentagem de votos válidos, o que pode gerar um verdadeiro tiro no pé, velhas hienas do poder público podem tirar vantagem da falta de volume desses votos e voltar ou continuar no poder por mais 4 anos. Todos saem perdendo, menos, é claro, o candidato que irá se beneficiar dos poucos votos que o elegeram.
Na eleição presidencial de 2002 [,] cerca de 7 milhões de pessoas anularam o seu direito de escolha. É como se metade da população do Estado [estado] do Rio de Janeiro desistisse de se posicionar diante de um assunto determinante para o desenvolvimento do país. É triste, mas ainda não é fim.
Somos um país que ainda vive a infância da democracia, 50 anos atrás não tínhamos o direito de opinar, criticar ou muito menos eleger aqueles que nos iam governar. E meio século de liberdade é pouco, na escala histórica, para se enxergar a importância desse direito/dever que muda um país. Não se anule, não anule sua história, não anule o futuro das próximas gerações.Cresça.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez considerações pertinentes em torno do tema proposto. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |