Atrás de um rostinho bonito, do símbolo do partido, todos os candidatos parecem os mesmos. Mesmos problemas, mesmas propostas de quatro, oito, doze anos atrás. É difícil escolher no meio de tanta sujeira o “menos pior”, e muitas pessoas ao menos o fazem. Votam nulo como símbolo da desesperança na política do país. Não veem que, dessa forma, deixam que outros escolham seus candidatos, pois alguém será eleito afinal. [no final.]
A população elege o político que a mereça. Essas pessoas que falam durante o horário político na televisão, na rádio, aparecem em jornais e revistas, são [revistas são] reflexos de nós mesmos, passivos, que só veem no voto um modo de exercer cidadania. Não vamos conseguir mudar a política com votos nulos pois, mesmo [nulos, pois mesmo] se todos votassem dessa forma, uma nova eleição seria promovida com candidatos ideologicamente iguais.
E o que acontece com nossos votos nulos? Nada. São logo esquecidos, porque não tiveram nenhuma finalidade; o candidato foi escolhido e vai governar. Votar nulo mais parece um ato de livrar-se da responsabilidade do que um de [um ato de] indignação. Se todas essas pessoas que votam nulo participassem de protestos, provavelmente já teríamos mudanças significativas. Mas, enquanto no Chile protestam pelas universidades públicas e no mundo árabe protestam pela democracia e a liberdade de expressão, aqui nós protestamos pelos vistos americanos.
Nós, cidadãos, precisamos mudar, e não votar nulo. Pesquisar, protestar, agir. Democracia é a política feita pelo povo, e fazer política não se resume em votar em um candidato. É se informar sobre as ações dos nossos políticos, é mandar e-mails, cartas, fazer abaixo assinados [abaixo-assinados]. É pressionar, como pressionamos para a lei da ficha limpa. Não vamos mudar a política deste país apertando um botão em uma urna.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e apresentou uma posição definida sobre a questão. No entanto, melhor trabalhe a parte argumentativa de seu texto. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |