No estado democrático de direito em que vivemos, o voto é um dos maiores símbolos de democracia e de cidadania ativa existente, pois através dele temos a oportunidade de mudar o cenário político e econômico do país. É preciso, porém [,] que tenhamos discernimento, buscando [,] assim, informações necessárias sobre os candidatos que escolheremos para nos representar – por um bom tempo – promovendo melhorias, por meio da política.
Essa conscientização passa pelo conhecimento e entendimento de alguns acontecimentos históricos ocorridos no Brasil: a ditadura militar, e [militar e ] as diretas já. Esta, movimento marcante no processo de redemocratização do país, caracterizou-se pela vitória do povo sobre aquele, regime autoritário e opressor, marcado por perseguições e pela restrição do direito à liberdade.
Além disso, abdicarmos do direito de votar ou votarmos nulo, é [nulo é] o mesmo que ignoramos [ignorarmos] a nossa história política e social como, por exemplo, os grandes [social, comos os grandes] movimentos revolucionários que deram origem ao voto direto, fazendo valer à democracia e o direito à liberdade de escolha - hoje ignoradas por muitos.
Portanto, não exercer esse direito ou exercê-lo “erradamente” em forma de protesto contra as injustiças sociais, à [a] corrupção, o nepotismo etc., [nepotismo, entre outros,] não resolverá problema Algum [algum]. A questão vai além do exposto, passando principalmente pela péssima educação que nos é dada - não só no que se refere à política – e pela manipulação da informação por parte dos veículos de comunicação, responsáveis diretos por esta anencefalia generalizada.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. No entanto, faltou uma linha argumentativa mais ampla e melhor fundamentada. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativo (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |