A falsa ideia de voto de protesto ou a tentativa de anular a eleição deixa os leigos em assuntos políticos, a [políticos à mercê] mercê da desinformação. Levados por um sentimento de insatisfação política agregada a revolta ao descaso [agregado à revolta e ao descaso], milhões de pessoas aderem ao voto nulo.
No atual cenário político brasileiro, escolher um candidato que irá suprir as necessidades da sociedade e que corresponda aos anseios do eleitor em questão, é [questão é] catastrófico. A crescente descrença da população atrelada às inúmeras fraudes, desvios de verba e caixas dois, inibem [dois inibem] o sentimento nacionalista brasileiro e a vontade de exercer o papel de cidadão.
Milhares de eleitores, espalhados pelo Brasil, depositam sua indignação com o sistema político a cada quatro anos quando são obrigados a votar. Optando pelo voto nulo, o eleitor cai na passividade e abre mão de boa parte de seus direitos.
O candidato tem que ser pego pelas palavras e propostas, cobrado pelas melhorias, votar em um pretendente ao cargo público, mesmo não concordando com suas ideias, atribui ao cidadão o direito de cobrança, fazendo com que pelo menos suas propostas sejam cumpridas. Sem dúvida [,] votar nulo não muda os rumos do cenário político, tampouco é a melhor opção de voto.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas, porém realizou uma abordagem simplista e genérica da questão. Desenvolva sua ideias e procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |