O direito ao voto popular no Brasil é muito recente. No período imperial [,] para se eleger deputados e senadores [,] era preciso que o eleitor tivesse uma renda anual muito alta, o que só era possível aos mais ricos. Durante a República, proclamada em 1889, o direito ao voto livre era exclusivo para homens maiores de 21 anos e alfabetizados. Entretanto, os eleitores eram obrigados a votar segundo a vontade dos coronéis [,] o que deu nome ao chamado “voto de cabresto”. As mulheres brasileiras votaram pela primeira vez em 1932, sendo que analfabetos e maiores de 16 anos somente [somente começaram a votar] a partir da constituição de 1988. Inclusive após um dos piores momentos da nação brasileira, a ditadura militar. Um longo conjunto de anos marcado por violência e repressão da liberdade individual. A história mostra a longa caminhada e as dificuldades do sufrágio popular. Hoje [,] o voto é símbolo de liberdade, mas também de muita contrariedade.
A importância do voto não consiste, tão somente, em eleger candidatos. Ele faz parte de um processo maior de discussões e debates que configura o que chamamos [chamamos de] democracia representativa. O voto nulo [,] assim como o voto em figuras personalistas da televisão, dos esportes e do humor [,] está mais próximo de um ato de passividade do que de uma forma válida de protesto. Antes de tudo, é necessário compreender a significação do voto. Votar, a própria palavra se auto explica [se explica], é passar confiança, acreditar. Mais do que isso, é por meio do voto que se elege quem cuidará da sociedade e de nós mesmos. Dependemos de vários serviços públicos: saúde, segurança, educação, saneamento básico, lazer [,] entre outros. Sendo que o bom funcionamento de serviços como esses dependem daqueles que elegemos. Encarar o voto como o nosso próprio bem estar [bem-estar] social é uma das melhores formas de votar.
O maior símbolo da democracia brasileira também abre possibilidades para o debate, a crítica e a discussão dos problemas da sociedade. A eleição, encarada por muitos como uma disputa, é uma forma de se fazer valer a voz do cidadão, tantos anos reprimida por pressões e exclusões. A própria democracia em sua essência se resume no ato de votar. Não ao sufrágio sem crítica, mas ao voto consciente ditado por propostas bem fundadas e com a sociedade como um todo exercendo pressão sobre a política.
Dessa forma, o voto nulo não é aquele no qual nos posicionamos neutro diante da urna. A falta de envolvimento político é o verdadeiro voto nulo. A política é reflexo da sociedade. Uma democracia representativa não é nenhum idealismo ou utopia é a verdadeira necessidade que precisamos alcançar no Brasil.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez considerações muito válidas e soube mobilizar argumentos em prol do seu posicionamento. Além disso, os fatos históricos mencionados valorizaram muito o seu texto. Porém, sua linha argumentativa é inconclusiva. Afinal, qual é o seu posicionamento acerca do voto nulo em si? Não houve uma resposta à problemática do tema. No mais, atente-se às regras de uso da vírgula a fim de não comprometer a construção de sentido de seu texto.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |