O voto nulo é o ato de votar em um candidato ou partido inexistente, digitar qualquer número na urna e feito, que sejam colocados para governar nosso país aqueles que uma minoria mais “disposta” a fazer valer seus direitos cíveis [civis] escolheu; A atitude de fazer do voto nulo é repugnante ao se pensar o quanto se lutou para obter o direito ao voto no país.
Há muito tempo o Brasil lutou por direitos democráticos que nem sempre foram concedidos de forma pacifica [pacífica], uma das maiores lutas foi a busca pela cidadania plena relacionada ao sistema eleitoral, o direito de qualquer cidadão poder votar [cidadão de poder] e ser votado, foi o mais amplo deles , podemos citar também o movimento das “Diretas Já” onde [em que] pessoas se mobilizaram, com a participação também de artistas requerendo o direito a escolha direta do presidente, mas nos dias atuais, onde [em que] scândalos de corrupção são cada vez mais constantes, a população tem feito do voto nulo a sua arma de repúdio contra tais acontecimentos, sendo que isso nada mais é que um cruzar de braços coletivo, que só prejudica ainda mais a situação em que o país se encontra.
Uma nação depende em boa parte dos governantes para crescer, ter uma melhor educação e saúde, uma vez que eles nos representam e buscam tais melhorias, ao anularmos nosso voto estamos preferindo o atraso do país e renunciando a democracia tão buscada; Não podemos simplesmente achar que todos são corruptos, sem ao menos analisar as propostas dos mesmos [as suas propostas], mas sim devemos aproveitar a oportunidade de poder escolher nem que seja por empatia um candidato.
Quando optamos pelo voto nulo, estamos jogando nosso voto no lixo, e [lixo e] também desvalorizando aqueles que sofrerão [sofreram] repressões para conseguir direitos que temos hoje, é uma atitude de uma população alienada e controvérsia [controversa à] a democracia.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações que retrataram a problemática do tema. No entanto, preocupe-se com a clareza e precisão de suas colocações. O trecho destacado no primeiro parágrafo é um bom exemplos de orações mal formuladas que comprometeram a construção de sentido do trecho. Além disso, para enriquecer sua linha argumentativa procure realizar um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |