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Voto nulo: funciona?

Enviada em: 03/10/2012

Status:

Corrigida
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O direito à escolha do nosso próprio presidente nos dá a oportunidade de eleger um indivíduo que, com uma filosofia voltada para as problemáticas enfrentadas pelo povo, governe bem e para todos.

Em período de eleição, porém, vemos em frente ao televisor, no meio de praças ou ao lado do rádio, políticos demagogos que, através de discursos convincentes e imagens deslumbrantes, convencem a população sobre falsas propostas em áreas que, de tanto ouvirmos a respeito, viravam [viraram] tabus: saúde, educação, moradia, segurança e transporte. Possuem uma falácia tão bem desenvolvida que, até mesmo alguém com senso crítico apurado, pode se deixar levar. Vendem uma idéia [ideia] de progresso, ascensão, que sabemos que não é realmente o que está sendo retratado nas propagandas. São verdadeiros sofistas.

Ainda assim, no Brasil, com uma das mais altas tecnologias no que se refere a [à] segurança de voto, cidadãos simplesmente jogam no lixo a chance de mudar a história do país, ao apertarem a tecla branca da urna e confirmarem. Esta atitude alienada não faz mudar a nossa realidade. A questão não é a existência ou não de políticos realmente honestos, de boa índole, mas de que a sociedade tenha bem fundamentada a idéia [ideia] de que o próprio povo faz o sistema funcionar, por meio de cobranças e movimentos de fiscalização.

Como em qualquer cultivo, sempre haverá o joio. Ele é um ser que desenvolve-se naturalmente entre as plantas. A diferença entre uma boa colheita ou não, será [não será]] o controle desse joio. Os políticos, como conhecemos, sempre existirão. O que fará diferença não será o fato de votar nulo,mas eleger um candidato em que, posteriormente, cobrará pelas propostas feitas e que caso não as cumpra, seja-lhe imposto as devidas punições.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez considerações válidas. No entanto, faltou uma discussão mais ampla em torno da questão de votar nulo em si. Você fez muitas considerações, porém não aprofundou sua análise em nenhum momento. A questão destacada no segundo parágrafo merecia uma explicação, afinal, como essas questões viraram tabus? O que você pretendia defender? Lembre-se de que não basta afirmar é preciso comprovar e fundamentar!

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente