A sociedade acredita que aumentando seu consumo será feliz, trazendo [,] portanto[,] o falso ideario [ideário] de felicidade, aceitaçao [aceitação] social e vazio interior. Acaba gerando uma sociedade cada vez mais violenta, desafetuosa e que pouco se preocupa com o próximo.
O bombardeio de comerciais e da mídia que incentiva ao consumo do carro, da moda e de vários outros objetos. Acaba sendo essa mídia a responsável por criar um sociedade que peenche seu vazio, solidão ou depressão com objetos que determina [determinam] seu status e sua posição na sociedade. O que acaba levando o indivíduo a acreditar que assim é a melhor maneira de ser aceito pela sociedade e [,] consequentemente[,] feliz.
Por isso[,] a sociedade regida pelo ter que valoriza o exterior, a estética e o capital dificilmente irá apreciar o indivíduo que possua como riqueza bons costumes, moral, autruísmo e que contribui para um mundo melhor. A valorização de invivíduos [indivíduos] egocêntricos se faz presente e não é a toa [à toa] que a sociedade se faz mais agressiva, menos tolerante e muitas vezes desafetuosa até com os seus familiares.
Logo, a herança herdada por esse sistema é uma sociedade caótica, infeliz, egoísta que se interessa somente em ter riquezas, ocupar um lugar na sociedade e com isso se posicionar superior aos outros. Para mudança desse quadro é necessário levar as pessoas a repensarem seu modo de viver, para reconstruir uma sociedade que a valorização do eu possa levar harmonia e tolerância com o outro.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações válidas em torno da problemática do tema. No entanto, faltaram fatos e exemplificações concretas para comprovar sua tese e retirar sua abordagem do âmbito do senso comum. Além disso, atente na melhor articulação das orações em um período, o trecho destacado no segundo parágrafo evidencia este problema.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |