A sociedade de um modo geral está em busca do consumo. Consumo de tudo aqui que lhe apraz. São coisas do dia-a-dia [dia a dia] que estagnam na cabeça das pessoas em [e] que fazem desse consumo um tipo de felicidade que nunca é saciável. Por que será que essa tal felicidade nunca chega?
A sociedade de consumo está em todos os lugares. É essa sociedade que faz da busca pelo consumo sua felicidade; tem por certo que sua vida se justifica por tal ação. As pessoas não se contentam com o que tem [têm], vivem buscando inovar seus objetos pessoais, seus consumos diários, ou seja, estão sempre mudando aquilo que um dia era “imutável”, e agora já está velho de mais [demais], ou usado de mais. É essa a felicidade momentânea que ora se argumenta, a felicidade que nunca chega.
Nunca se sabe quando chegará o tempo em quem todos vivenciarão uma saciável felicidade. Pois, nunca pararão para observar que esta não se sacia tão facilmente. Uns querem roupas, outros dinheiro, riquezas, outros querem carros, mansões, castelos, fama, outros ainda desejam tudo isso de uma só vez. Há ainda aqueles que dizem ser felizes sem ter nada de riquezas, mas sempre estão em busca destas direto ou indiretamente. Quiçá têm em seus corações algo a mais que outras pessoas comuns e fazem com que esse algo a mais as deixe satisfeitas com o que tem, mesmo desejando ter alguma coisa a mais. Será fé? Ou será confiança em si próprio? A mídia de um modo geral pode ser a principal culpada por tais transtornos. É notável que sim. Todos se voltam para a mídia como espelho e referência de vida. Basta surgir um comercial de moda, de carro, qualquer que seja, e isso basta para que todos estejam atônitos e desejando mais que tudo o que é divulgado naquele simples comercial, porque “fulano” ou “cicrano” já tem e ainda não se conseguiu ter posse desse novo consumo.
Enquanto houver mídia e sociedade sem senso, essa realidade não mudará. O ser que raciocina não cai em sugestões banais, ele primeiro analisa e critica com autonomia aquilo que julga ser bom, alcançável e oportuno. O que não o faz, será dominado e terá somente através do consumo a felicidade momentânea.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez considerações válidas em torno do tema. Porém, não basta afirmar , é preciso fundamentar e comprovar. Dessa forma, procure realizar um mais rico e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas histórics etc.). Cuidado apenas com períodos longos! Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |