O consumismo,atualmente,já está tornando-se um padrão de vida mundial.A cada novo modelo de eletrodomésticos,aparelhos eletrônicos e afins,a população simplesmente descarta o antigo e apressadamente adquire o novo. Muitas vezes não entra em questão o fato de necessitar do objeto,mas tê-lo para satisfazer-se ou exibir aos outros.As raízes desse costume encontram-se nos meados do séc. XVIII,com a Revolução industrial,pioneiramente na Inglaterra.Com a industrialização,a produção e o consumo alimentício,bélico,farmacêutico,tecnológico,aumentou substancialmente,porque com o baixo custo de mão-de-obra [mão de obra] ,fabricava-se mais,lucrava-se mais e custeava-se menos.Os reflexos do consumismo já são explícitos não só nos adultos,mas nos jovens e crianças,em escala global.Adolescentes,com o desejo de possuírem os mais modernos e variados acessórios tecnológicos,as vestimentas das melhores marcas,e as crianças,querendo brinquedos,jogos novos com cada vez mais frequência.Os meios de comunicação são um dos principais agentes nessa questão, propagando a ideia de superioridade de uma marca sobre a outra, das vantagens de se ter um produto novo devido a algumas funções inéditas e,até mesmo, a ideia de associar momentos de felicidade, prazer e tristeza, à compra de bebidas, lanches e produtos industrializados de determinadas marcas.Torna-se necessário uma conscientização geral sobre os malefícios do ato consumista.É inegável dizer que possuir o mais moderno celular, a maior geladeira, o mais fino televisor não seja prazeroso.No entanto, a partir do momento que isto se torna compulsivo, além de prejudicar financeiramente o individuo [indivíduo],devido aos altos cultos para manter-se no “topo”,a própria felicidade e autoestima abalam-se,pois ao invés de buscar nos amigos,família e conhecidos o conforto,busca-se nos objetos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. No entanto, melhor fundamente suas ideias, para isso procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |