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Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 10/09/2012

Status:

Corrigida
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   Hoje [,] vive-se em um mundo capitalista no qual o consumo é p [o] fator indispensável para que ocorra o desenvolvimento ou mesmo a estabilidade econômica de um país.Muitas empresas fazem o uso de campanhas publicitárias para transmitir aos consumidores que comprando o seu produto ele poderá alcançar a tão sonhada felicidade.Criou-se um imaginário na sociedade de que só é feliz quando [se] possui dinheiro para consumir.

    No mundo contemporâneo [,] existe a cutura do prazer imediato,pois muitas coisas são criadas a todo o momento,como um celular de última geração que em poucos meses é substituído por outro ainda mais avançado.Essa velocidade com que as coisas acontecem está afetando,até mesmo,os sentimentos humanos.O principal exemplo é a duração de um casamento que atualmente são poucos os que duram mais de uma década.

  As propagandas têm como objetivo estimular o consumo exagerado,fazendo dos produtos um verdadeiro sonho de consumo para que adquirí-lo [adquiri-lo] se torne o principal objetivo de uma pessoa.Essa sede por comprar um objeto,muitas vezes,pode ser a principal causa dos assaltos,do tráfico de drogas e de outrasformas [outras formas] de violência que estão cada vez mais corriqueiras no cotidiano do ser humano.

  O poder de consumo não pode determinar os padrões de felicidade,pois a satisfação de compra é passageira e totalmente diferente da satisfação de uma relção amorosa ou uma amizade.É certo que o consumismo cresce a todo o momento,causando danos irreparáveis ao meio ambiente ,como a poluição exagerada.Os habitantes terrestres têm que pensar em reduzir o consumismo e praticar modos de vida mais sustentáveis para que a Terra possa continuar a propiciar a manutenção da vida.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez colocações pertinentes em torno da problemática imposta. No entanto, não basta afirmar, é preciso fundamentar e comprovar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Extrapole o âmbito do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente