Consumismo exagerado, comprar para se sentir bem e renovar para não sair dos padrões impostos pela sociedade. Tão fortemente ligado ao poder aquisitivo, a capacidade de consumir impõe-se como conceito de “felicidade”. Assim [,] as pessoas idealizam (almeja) ter muito dinheiro para ser “feliz” e acabam corrompendo a noção de lazer e afetividade. imposto pela sociedade capitalista, consumir e consumir sempre.
Felicidade é o que todos sonham; a maioria das pessoas, atualmente, interpreta esse conceito em, ter um carro do ano, vestir-se com roupa da moda e/ou época, ter celulares que são lançamentos, entre outros. Para atingir a meta e, relativamente, ter muito dinheiro para comparar o que bem desejar, as pessoas estão trabalhando cada vez mais e esquecendo [esquecendo-se] do essencial, a família, o lazer, o bem estar [bem-estar] em harmonia com a natureza. As mídias, por exemplo, participa [participam] do processo de consumo como um fator influenciador, a exemplo da TV em que a todo o momento as pessoas depara-se [deparam-se] com objetos e serviços induzindo-os a adquirir tal bem. Assim [,] grande parte da humanidade tem uma visão estereotipada de felicidade [,] o deduzindo como a capacidade de consumir, quanto mais bens de consumo se pode ter mais [,] feliz é.
O consumo demasiado gerado pela ideologia de felicidade ligada ao consumo e imposto pelo sistema capitalista leva os cidadãos a comparar sem limites. Um sistema basicamente iniciado coma [com a] revolução industrial, segundo estudiosos; em que as inovações estão cada vez mais presentes no dia-a-dia [dia a dia] de todos. Para sustentar a estrutura do sistema propriamente citado é preciso inovar e vender e para isso é usados todos os artifícios para levar as pessoas as [às] compras.
As pessoas realmente perderam a noção de felicidade [,] julgando-a como a capacidade de consumir e quanto mais poder de consumir se tenha o indivíduo é mais feliz.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu à proposta. Porém, melhor fundamente suas colocações e extrapole o âmbito do senso comum. Mobilize fatos e exemplificações concretas para validar sua tese e amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |