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Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 09/09/2012

Status:

Corrigida
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Consumismo exagerado, comprar para se sentir bem e renovar para não sair dos padrões impostos pela sociedade. Tão fortemente ligado ao poder aquisitivo, a capacidade de consumir impõe-se como conceito de “felicidade”. Assim  [,] as pessoas idealizam (almeja) ter muito dinheiro para ser “feliz” e acabam corrompendo a noção de lazer e afetividade. imposto pela sociedade capitalista, consumir e consumir sempre.

      Felicidade é o que todos sonham; a maioria das pessoas, atualmente, interpreta esse conceito em, ter um carro do ano, vestir-se com roupa da moda e/ou época, ter celulares que são lançamentos, entre outros. Para atingir a meta e, relativamente, ter muito dinheiro para comparar o que bem desejar, as pessoas estão trabalhando  cada vez mais e esquecendo [esquecendo-se] do essencial, a família, o lazer, o bem estar [bem-estar] em harmonia com a natureza. As mídias, por exemplo, participa [participam] do processo de consumo como um fator influenciador, a exemplo da TV em que a todo o momento as pessoas depara-se [deparam-se] com objetos e serviços induzindo-os a adquirir tal bem.  Assim  [,] grande parte da humanidade tem uma visão estereotipada de felicidade  [,] o deduzindo como a capacidade de consumir, quanto mais bens de consumo se pode ter mais  [,] feliz é.

     O consumo demasiado gerado pela ideologia de felicidade ligada ao consumo e imposto pelo sistema capitalista leva os cidadãos a comparar sem limites. Um sistema basicamente iniciado coma [com a] revolução industrial, segundo estudiosos; em que as inovações estão cada vez mais presentes no dia-a-dia  [dia a dia] de todos. Para sustentar a estrutura do sistema propriamente citado é preciso inovar e vender e para isso é usados todos os artifícios para levar as pessoas as [às] compras.
     As pessoas realmente perderam a noção de felicidade  [,] julgando-a  como a capacidade de consumir e quanto mais poder de consumir se tenha o indivíduo é mais feliz.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu à proposta. Porém, melhor fundamente suas colocações e extrapole o âmbito do senso comum. Mobilize fatos e exemplificações concretas para validar sua tese e amplie seu nível de leitura  a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente