Com o desenvolvimento da revolução industrial e o surgimento do modo capitalista, trouxe consigo uma nova metodologia, o consumo. Pessoas trabalhando cada vez mais, outras ainda fazendo hora extra para que no fim do mês possam desfrutar de novos produtos. Esse modo americano de viver a vida que explodiu antes da crise de 29, a sociedade consumidora que transforma nações em super potencias econômicas como a china [China] e que ao mesmo tempo amplia a desigualdade social só refere-se [só se refere] a um fator, ser feliz.
Dado o surgimento do modelo capitalista e logo após a 1º guerra mundial, surgiu no mundo uma sociedade altamente consumidora, a estadunidense. Referencia [Referência] para todo esse modelo norte-americano fazia até de empregados os próprios consumidores, com o fordismo.
Em meados das décadas de 60 a 70 surgiu uma nova corrente que ampliava ainda mais esse modo consumista, o neoliberalismo. Com o livre cambismo [,] a lei da oferta e da procura, expansão das multinacionais pelo mundo, fez nações como a china, que já apresentava a maior população do mundo, cerca de 1,3 bilhões de pessoas, se tornar [tornar-se] também a mais consumidoras [consumidora, fazendo com que palavras como comprar virassem sinônimo de felicidade.
Assim, não basta apenas comprar, não basta apenas criar shoppings e mais shoppings, pois enquanto 10% da população compra mais e mais, o restante dos 90% mais desfavorecida economicamente, sofre cada vez mais com a miseria [miséria] e com a fome. Consumir, é um bom negocio [negócio], porém quando esse consumo se torna plausivel e desnecessário é totalmente o contrario [contrário]. Enquanto uma grande maioria vive num tipo de latifúndio do consumo, uma grande minoria, sofre com a falta do que comer.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez considerações válidas em torno do tema. Porém, precupe-se com a clareza e de suas colocações e melhor articule suas ideias. Os dois trechos destacados são exemplos de construção mal formuladas que prejudicaram a construção de sentido. Ao escrever, realize uma reeleitura a fim de buscar construir trechos mais claros e precisos.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |