Armadinha marketeria - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 09/09/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Todos os dias somos bombardeados com propagandas na TV que nos induzem a achar que seremos felizes tendo o carro do ano, uma bolsa de grife. Isso, é o objetivo do capitalismo e ele está conseguindo alcançá-lo, principalmente , com ajuda das mídias. Esta está mais próxima dos consumidores e mostram-lhe onde está “a verdadeira felicidade” que para elas está nas compras.
   Achar que a felicidade se encontra num objeto é o perfil de pessoas capitalistas. Estes assemelham mais bens materiais e dinheiro à alegria. E não é bem assim, felicidade de acordo com o dicionário corresponde a um estado psíquico, ou seja, de espírito, um sentimento. Por isso, ele não está à venda. Não é nas vitrines dos shoppings que vamos encontrá-la.
   È evidente, que [É evidente que] as mídias nos últimos tempos estão moldando um novo padrão de felicidade que visa apenas no [ao] lucro das grandes empresas. Muitas  pessoas já foram vítimas dessa armadinha [armadilha] de consumo e várias outras ainda serão, principalmente, pela fragilidade das relações pessoais que elas vivem. Estes últimos pensam que comprar seria o remédio para curar sua infelicidade.
   Diante disso, é necessário que a população se conscientize, repense seu conceitos a respeito do tema, e que busque este sentimento, que muitos o utiliza para ganhar dinheiro, dentro de si com boas ações, semeando o bem. Só, assim [Só assim] poderemos um dia deixar de sermos vítimas da armadinha de consumo que a mídia nos coloca.

Comentários do corretor


Seu projeto de abordou o tema e atendeu à proposta. Porém, melhor fundamente sua linha argumentativa. Mobilize fatos e exemplificações concretas para comprovar suas colocações e retirar sua análise do senso comum. Amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente