O consumismo sempre esteve presente na história da sociedade e intensificou-se ainda mais com a chegada da globalização. Se compararmos as épocas [,] vemos [veremos] aspectos bem parecidos: consumir é algo que demonstra poder e prestígio, um status melhor e que eleva a pessoa a superioridade.
Ter uma roupa da moda, aparelhos eletrônicos, o carro do ano leva a uma satisfação imediata e a felicidade efêmera. Tal influência ocorre, através da mídia e sua propaganda que pregam o consumo como se fosse o fator determinante da alegria, o que não é.
Desse modo, deixamos de ter opinião própria e seguimos esteriótipos impostos para nos enquadrar nos padrões que muitas vezes fogem da nossa real personalidade. Além disso, todo esse consumismo leva a [à] cultura do lixo, são montanhas, proporcionadas pela compra desenfreada de produtos que logo saem da moda e vão parar no lixo.
A globalização só intensificou as desigualdades, a sociedade ignora as diferentes classes sociais que não tem [têm] poder aquisitivo para comprar. Tudo isso gera muitas vezes a violência, em que alguns robam [roubam] para se enquadrar nos padrões, pois eles também são bombardeados pelas propagandas da mídia.
É necessário abrir os olhos diante dessa "felicidade" que o consumo proporciona, pois o indivíduo nunca estará satisfeito com seu poder de compra. Sempre haverá um desejo insaciável de suprir aquilo que parece necessidade, mas só é um vazio que não vai ser preenchido com bens materiais.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno do tema. Porém, melhor fundamente sua linha argumentativa a fim de validar sua tese. Mobilize fatos e exemplificações concretas a fim de extrapolar o âmbito do senso comum. Além disso, amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica acerca dos fatos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |