Com o passar do tempo, muitas pessoas tem [têm] como objetivo de vida possuir certos produtos, como: roupas, celulares da moda, objetos de casa e etc, [etc.,] que [,] de fato, propiciam prazer e bem-estar temporário, esquecendo [esquecendo-se] dos valores mais singelos e importantes, como a satisfação interna.
Por este motivo, é visível a quantidade de indivíduos que se matam de trabalhar, faz horas extras, bicos aos finais de semanas e muitas até possuindo dois empregos, para poderem com isso se enquadrar em um padrão de vida que certo contingente de pessoas possuem e para fazer parte de uma tendência de consumo.
Como conseqüência [consequência] de tais sacrifícios por motivos já relatados, é evidente o vazio existencial que predomina, o egoísmo, a soberba e, além disso, as mazelas que o mundo atual sofre, decorrente do consumo impensado e exagerado, que provoca a destruição de diversos recursos naturais.
Por estes aspectos, então, seria viável, que a mídia [,] como maior veículo de comunicação, parasse de alienar as pessoas com suas propagandas inteligentes e influenciáveis, que fazem destes, escravos de si mesmo [mesmos] e dos produtos modernos. E também deveriam conscientizar as pessoas em relação ao consumismo, tornando então, seres menos dependentes e sabedores do verdadeiro significado de prazer. Pois o que vem de dentro é o que mais importa e o que torna as pessoas melhores, no presente, no passado e no futuro.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém melhor fundamente suas colocações a fim de extrapolar o âmbito do senso comum. Mobilize fatos e exemplificações concretas para comprovar sua tese e amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |