Na segunda revolução industrial [Segunda Revolução Industrial] [,] Ford criou um modelo de produção onde [em que ] o objetivo era “Uma produção em massa, para um consumo em massa” [,] percebe-se claramente a importância de aumentar a quantidade de produtos para um consumo maior por parte da sociedade, gerando empregos, aumento de novas tecnologias e lucros cada vez mais altos para os donos de indústrias, logo em seguida vem a mídia que tem um papel fundamental para divulgar marcas e produtos, acelerando a vontade de possuir das pessoas.
Vivemos em uma sociedade infeliz e desigual, onde todos desejam ter e alguns não conseguem, algumas vezes faz [fazem] coisas desnecessárias e prejudiciais para se obter o que deseja, ou seja, roubo, seqüestro [sequestro], prostituição e etc. [etc.,] aumentando [,] assim, a violência, as pessoas deixaram de olhar para coisas necessárias como boa alimentação, educação, saúde e lazer [,] prejudicando a qualidade de vida.
Existem pessoas que tem [têm] tudo financeiramente como: artistas, mais [mas] admitem não ter felicidade por se privar de coisas pequenas como, por exemplo: privacidade, liberdade e até mesmo amor verdadeiro, muitos até se envolvem com vícios, álcool e droga [,] o que leva a crer que possuir é uma felicidade momentânea. Há também os compradores compulsivos que sentem felicidade na hora e depois um imenso vazio precisando de apoio psicológico.
È preciso refletir se o que vai se comprar é necessário naquele momento, evitando assim gastos desnecessários apenas por uma vaidade que só faz crescer o bolso dos poderosos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez considerações válidas, porém pouco explorou o recorte temático, que é a contraposições entre consumismo e felicidade. Dessa forma, realize uma leitura crítica e atenta da coletânea a fim de nortear suas ideias e, assim, melhor retratar o tema.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |