Em uma sociedade onde a necessidade do novo está mais presente, cabe a reflexão de como esse lado atrativo do consumismo é apresentado para os indivíduos, e de que maneira esse sentimento de querer adquirir cada vez mais influênciam [influenciam] no bem (ou mal) estar das pessoas.
Certamente a evolução tecnologica, ajudou [tecnológica ajudou] para que se propagasse a vontade no consumo de objetos que tornassem a vida mais dinâmica. Essas tecnologias que surgiram como necessidade, hoje carregam também um papel inclusivo, uma vez que, quando se tem o objeto ou roupa da moda, tem-se também status e o indivíduo se sente mais apto à [a] se incluir em certos grupos, porém, o que muitas vezes é motivo de realização , também faz com que as pessoas se afastem de si mesmas [,] exibindo um estilo com preferências que não são as suas, e sim do grupo que ela está inserida.
O papel da mídia nesse contexto, é lançar padrões, modelos de vida, e até transformar datas comemorativas que propicíam [propiciam] a reflexão, em grandes oportunidades de compra. O modelo de celular que é muito divulgado hoje, amanhã já é ultrapassado, pelo fato de haver outro com mais funções, fazendo com que as pessoas mais vulneráveis perante as novidades, achem que o novo celular trará mais felicidade, mesmo que não o faça, visto que novidade podem [pode] não custar barato, causando muitas vezes endividamentos.
A nova sociedade que esta [está] se construíndo à base do consumo, quer ter a realização, sem se preocupar com a necessidade daquilo que se compra, levantando sacrifícios para ter algo que amanhã será superado, sem ver que isso não é pura felicidade , pois a paz interior e a tranquilidade [,] o consumismo não cobre, mostrando que, em um país com uma econômia [economia]emergente, a educação da compra consciênte [consciente] deve ser cada vez mais difundida.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém não houve uma linha argumentativa que extrapolasse o âmbito do senso comum. Dessa forma, procure mobilizar fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos. Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |