É difícil hoje em dia se deparar com alguma pessoa que não tem prazer em comprar. As cidades cheias de lojas com variedades de roupas, calçados, bijuterias ou aparelhos eletrônicos, atrai a freguesia e consegue agrada-las [agradá-las] com a diversidade dos produtos.
Hoje em dia [,] as coisas então sendo ultrapassadas com muita rapidez. O celular que você compra em um ano, no outro ele será considerado atrasado em vista dos próximos que foram lançados. Isso acarreta em um maior consumo. Ninguém quer ficar para trás, se algum conhecido tem Roupas da moda, celulares modernos, computadores, televisões, carros do ano, entre outros, certamente você também vai querer ter. Com isso [,] as pessoas vêm trabalhando cada vez mais, para conseguir alimentar essa tal necessidade de comprar mais e mais.
Diante disto, a maioria assimila o consumo com a felicidade. Quem tem um poder aquisitivo alto, seria então um árduo não poder possuir tudo o que há de melhor, eles não tem [têm] a mínima preocupação com o dinheiro gasto, comprando muitas vezes sem necessidade. Mas, de outro lado, a classe de baixa renda, com o dinheiro contado todo mês, não pode usufruir deste feito.
Comprar não faz mal a ninguém, mas tudo em excesso pode causar problemas, como dividas [dívidas] e [,] em alguns casos [,] se tornando doenças. Acabar com o consumismo, seria algo meio que impossível, porém para quem tem este vício, um tratamento com um psicólogo pode ser sim uma solução.
Comentários do corretor
Você apresentou ideias em torno do tema, porém realizou uma abordagem genérica da questão. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, mobilize fatos e exemplificações concretas para comprovar suas colocações. Extrapole o âmbito do senso comum. No mais, atente às regras de uso da vírgula!
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |