A maquina [máquina] econômica não para; [.] Dia a dia trava-se uma batalha incessante ao extrair, produzir e consumir .A busca pelo mais e melhor nunca foi tão grande.Apartir [A partir] do século XVIII [,] a revolução indústrial [Revolução Industrial] veio por consolidar o modelo de produção em série que em seu objetivo primario visa [visava] no consumo da sociedade seu lucro.
A sociedade incorporou muito bem seu papel de consumidora e,fiel às marcas e seus produtos,sempre esteve disposta a adquirir cada item recém-lançado.Com a recente explosão demografica [demográficas,] as pessoas não mais buscam novos utensílios com objetivo prático, mas sim com a intenção de substituir a felicidade não presente em suas vidas.
Com a crise europeia e o recente episódio da bolha imobiliária americana, fica claro que, a doutrina defendida por economistas de que,o consumo é a base de todo o desenvolvimento, merece e deve ser revista; [.] Desigualdade social,problemas de sáude, indices [índices] de violência,escassez de recursos naturais e a degradação do planeta crescem na mesma proporção em que o lucro de empresas bilionárias avançam.
Impulsionado pela alta do poder aquisitivo, mais pessoas tem [têm] se tornado escravas do consumismo na falha pespectiva de atingir a felicidade, e na verdade acabam por encontrar a desilusão.O capitalismo tem papel fundamental nesse resultado,nossa sociedade esta [está] fortemente ligada ao consumo;a grande mazela mundial está ligada ao fato do exagero desenfreado que nos faz comprar mais.Parcimônia seria a solução para um futuro mais justo e sem enormes discrepâncias.
É notório o fato de que para existir harmonia entre felicidade e consumo tem de haver responsabilidade entre quem produz e quem consome, a conscientização de que o material não pode substituir o abstrato é de grande importância,pois valores que são encontrados em simples gestos não podem se perdem [perder]em meio ao desenvolvimento.
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes e retrataram o tema proposto. No entanto, faltou uma mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições etc.). Além disso, atente às regras de uso da vírgula e evite perídos longos a fim de não comprometer a construção de sentido de seu texto. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |