Após a Revolução Industriali [Industrial,] iniciou-se a era do consumo em massa e com ele o desejo de ter, comprar, possuir e comprar cada vez mais.A mídia usa do modelo atual da socedade para estimular o consumo.Esse consumismo desenfreado,o desejo de ter para existir ,acaba por deixar as pessoas em estado de solidão com sigo mesma. [consigo mesmas.]O vazio interior causado pela busca do prenchimento exterior leva [à] repetida indagação: O dinheiro compra tudo, até a felicidade?
Campanhas publicitárias que expoem [expõem] ícones e personalidades que exercem influências no modo de agir ,vestir e viver das pessoas,tem [têm] como objetivo instigar o desejo de compra de produtos anunciados, o consumidor acredita que o produto é bom e ao usar vai equiparar-se ao seu modo de vida do idolo. [modo de vida do ídolo] Propagandas na tv são expostas de forma enfeitada, bela e sem defeitos,o produto a ser adquirido, ou seja, quem nao tem fica a par da sociedade.Atualmente,as classes mais pobres têm cada vez mais acesso a esses produtos atravez [através] dos cartões de créditos , financiamentos e parcelamentos.
O problema do consumo começa a partir do momento em que o comprar torna-ase [torna-se] o único objetivo de vida.Quando o poder de aquisição deturpa os valores morais, por conta do estado de vaidade pelo querer ser e está acima de tudo e de todos [,] agindo como se o que o dinheiro compra torne-se [torna-se] padrão de vida.Esse modo de pensar faz que com o individuo se isole em um mundo somente dele,preenchendo somente o que tem por fora como carros, casas,roupas e acaba por esquecer que o homem também é constituido de interior, a alma.
Observa-se,portanto, que em um mundo globalizado e capitalista [,] é imprescindível o consumo em massa.Entretanto, tem que haver uma dosagem e bom senso ao consumir ,por que [porque] pessoas não podem e nao [não] são movidas por dinheiro, ou seja, a felicidade que é um estado interior não pode ser alcançada pelo poder aquisitivo ,pois a felicidade não está à venda.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu à proposta. No entanto, apresente uma linha argumentativa bem fundamental, não basta afirmar, é preciso comprovar. Dessa forma, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |