Na atual sociedade pós-moderna, a população se acostumou ao hiperconsumo. Devido às avançadas técnicas de produções decorrentes da Revolução Industrial, marketing e de preços mais baixos, os consumidores puderam comprar produtos com extrema facilidade, o que os afeiçoou a consumir. A questão é: até que ponto se precisa comprar?
Em muitos casos, atraídas pelo espírito capitalista, as pessoas passam a fazer parte da massa de consumo alienado, onde a felicidade é determinada pela posse de bens. Entretanto, esta felicidade artificial é uma máscara para outros problemas. O consumo alienado degenera em consumismo, provocando um desejo nunca satisfeito, um querer nunca saciado. Daí a relação do hiperconsumismo com o endividamento das pessoas, pois se compra mais do que se necessita, consequentemente, do que se pode gastar.
O grande problema do consumismo é a perda de dimensão crítica, onde [em que] o consumidor não percebe a exploração de que é vítima e não distingue o as [as] necessidades vitais das necessidades falsas. As mercadorias são rapidamente postas “fora de mora” porque seu estilo se tornou antiquado ou porque um novo produto se mostrou “indispensável”, é por isso que a população se mostra como uma “massa de manobra” da publicidade.
Em contrapartida, o consumo consciente é a chave para o equilíbrio entre consumidor e produtor, pois, o consumo é um fenômeno do nosso tempo. É importante sabermos que tudo o que consumimos veio de algum lugar e vai para outro. Muitas vezes, o “carro do ano”, foi produzido muito rapidamente por multinacionais em linhas de produção, à custa da exploração de mão de obra barata. E mais, os dejetos de nosso consumo exacerbado vão para locais de descarte incorreto, danificando ainda mais o meio em que vivemos.
Percebe-se, portanto, que desde o início do século XX foram marcantes as mudanças ocorridas na produção, no trabalho e no consumo e, que, como conseqüência [consequência], a globalização acarretou uma série de mudanças no comportamento da sociedade. Devemos verificar, a todo o momento, em que medida essas atividades estão a serviço a serviço da humanização e da sustentabilidade do planeta e quando se desviam desses objetivos principais.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e colocações muito pertinentes em torno da questão. No entanto, melhor trabalhe a parte argumentativa de seu texto, não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |