A demanda por novos produtos cresce cada vez mais. A população anseia pelo que é novo, e compram antes mesmo de chegarem às lojas, pelos sites de compra na internet. Mas o que causa essa vontade tão imensa de comprar? Será a necessidade, ou apenas uma vontade do possuir?
Para a maioria dos consumidores, o ato de comprar, os alegra, e muito. Compram de tudo, de tudo que precisam e que não precisam, o importante é gastar muito, para que [,] no final, sua felicidade seja tão grande quanto os números da conta.
Acabou se [Acabou-se] o conceito de realização pessoal, as pessoas só acreditam que a felicidade é proporcionada pelo exterior. Acreditam que ela pode ser comprada, e a depositam sobre um objeto de consumo. Ficam horas e mais horas a mais no trabalho para que, no final do dia, possam comprar algo que compense o esforço do trabalho.
Novos produtos eletrônicos são procurados todos os dias, mas, daqui um tempo eles [daqui a um tempo, eles] se tornarão velhos diante dos novos que estão por vir, e onde vai parar tudo isso depois de não mais utilizados? Em locais errados [,] na maioria das vezes, expostos à população e à natureza. Mas, produtos antigos também fazem estrago no meio ambiente, como o carro, que todo mundo quer ter o último modelo, tornando o nosso céu de azul, para cinza. Estragando não só a saúde da população, como da natureza. Mas como pode haver um fim da poluição? Os transportes coletivos que ajudariam a prevenir o uso desnecessário de carros não são tão utilizados pela falta de qualidade.
O mundo nos oferece uma tonelada de opções do que comprar, algumas realmente precisamos para nossa vida, outras compramos por puro prazer, para uma “realização interna”. Todo mundo quer ser feliz, viver bem, com estabilidade financeira. Mas a verdade é que, nunca iremos encontrar a felicidade fora de nós, se não as possuirmos por dentro.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. No entanto, atente às regras de uso da vírgula a fim de não compromter a construção de sentido de seu projeto de texto. Além disso, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para dar força à sua tese.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |