Um novo padrão de cultura tem sido criado nas últimas décadas. A sociedade busca cada vez mais no consumo uma forma de prazer. Apesar da felicidade também ser encontrada nessa forma, esta só será plena e mais duradoura nas realizações pessoais. Nesse contexto [,] as mídias aparecem como grandes responsáveis por esta alteração cultural.
Detentoras de grande poder, influenciam a população de tal forma a perder sua personalidade e a fazê-la comprar produtos da ‘moda’, que muitas vezes são inúteis, além de pouco duráveis. Essa nova onda de consumir bens ‘descartáveis’ veio principalmente com a Revolução Industrial e inovações tecnológicas por elas trazidas, que tornaram os produtos constantemente renováveis.
Além disso, a sociedade em busca da felicidade imediata adquire dívidas por longos períodos de tempo, e para saná-las faz horas extras e em alguns casos necessita até exercer trabalho informal. Sem tempo [,]deixam a si próprias de lado e perdem alegrias encontradas em relações pessoais, por exemplo: reunião com amigos, momentos em família.
Outro padrão de felicidade que tem ganhado espaço, é a procura do corpo perfeito, a cada dia as academias ficam mais cheias e salões de beleza e consultórios médicos – como cirurgiões plásticos e centros de estética odontológica – tem [têm] mais procuras, como se estas aquisições fossem a plenitude de suas realizações.
Com isso, fica claro, que o consumo é incitado pela mídia como padrão de felicidade, porém esta não é a melhor forma de atingi-la. Devem-se criar campanhas virtuais sobre consumo consciente [,]além de a sociedade refletir e descobrir qual seu real ideal de felicidade.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu à proposta. No entanto, a fim de ir além de uma análise simplista e melhor embasar sua tese, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Extrapole o âmbito do senso comum! Atente ao uso da vírgula!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |