A felicidade plena é algo difícil de se atingir, porém uma parte dessa felicidade vem dos bens materiais adquiridos muitas vezes com o esforço do trabalho. Ter uma vida confortável, ter momentos bons de lazer, comidas variadas cotidianamente, um carro zero, podem sim deixar uma pessoa feliz se ela não colocar isso em primeiro lugar em sua vida.
Os padrões de felicidade podem ser medidos não só quando compra-se [se compra] uma roupa de marca ou um sapato caro, mas também em um ato bom como ajudar o próximo, conquistar novas amizades, ter uma família unida. Uma pessoa materialista, que só pensa em adquirir bens materiais [,] tem um tendência a estar sempre com um vazio, como se algo estivesse faltando e ai vem a busca incessante de possuir aquele material que ela julga que pode preencher o vazio.
Oniomania é o nome da doença de quem compra compulsivamente, muitas vezes aquele objeto não é necessário a ela, mas para saciar o desejo, acaba comprando. O mercado é atraente, muitas promoções, liquidações, formas variadas de pagamentos, ou seja, não dá para fugir no meio de tantas tentações. Mas vale lembrar que o prazer de ter tais materiais é momentâneo, assim como se descarta sentimentos que podem chegar bem perto da felicidade plena (atenção, ética, carinho, ajuda), se descartam [descartam-se] os objetos que um dia não possuem mais valor, não provoca mais aquele êxtase.
Todavia, não é pecado trabalhar, se esforçar para dar uma vida confortável a si ou a família, os momentos de lazer trazem consigo a aproximação dos pais com os filhos ou com os amigos. Obter novas experiências, conhecer novas culturas, ganhar conhecimento também são formas de ter felicidade.
O equilíbrio da felicidade e consumo deve estar presente na vida de qualquer pessoa, para evitar idealizações, vazios e até mesmo doença. Não esquecer que ter não é melhor que ser.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto desenvolveu-se de forma clara e fez boas colocações. No entanto, procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) a fim de melhor embasar sua tese e ir além do senso comum.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |