Felicidade e consumismo: pontos opostos - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 07/09/2012

Status:

Corrigida
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Não se pode negar que a sociedade atual é sustentada pela falsa ideia de que o dinheiro e o consumismo trazem a plena felicidade. No entanto, a verdadeira alegria não está presa a objetos e pessoas, mas sim no âmbito interno do ser humano. Assim, é correto afirmar que a busca desenfreada por felicidade superficial, mascarada, rápida e momentânea levará o homem para o triste caminho da decadência.
Tal antítese é provocada pela mudança de mentalidade da maioria da população: as coisas externas (status, objetos, pessoas) tornaram-se mais importantes que as realizações pessoais e o bem-estar individual. Essa mudança de pensamento está vinculada à ascensão do capitalismo, que, por meio de um mercado dinâmico, criou condições favoráveis para o aumento do poder de consumo de algumas classes sociais. Além disso, os meios de comunicação e as propagandas contribuem imensamente para o aumento do consumo sem limites, uma vez que reforçam a ideologia de felicidade proveniente do materialismo.
Porém, o poder de consumo não é fator de determinação de padrões de felicidade. A alegria plena está condicionada a questões mais complexas e profundas que o fato de ter ou não dinheiro, como, por exemplo, realização de objetivos, relacionamentos saudáveis, boa qualidade de vida, saúde, entre outras. Não é a toa [à toa] que vemos muitas famílias pobres, mas também  felizes, pois, aos invés de comprar felicidade, elas valorizam o que é essencial para o ser humano.
É preciso frisar que o consumismo exagerado  [,] além de impossibilitar a alegria individual, impossibilita também a alegria coletiva, posto que gera problemas tanto sociais quanto ambientais. No âmbito social, destaca-se o aumento da concentração de renda, que é um produto natural do sistema consumista capitalista. No aspecto ambiental, o aumento do lixo industrial e residencial é uma consequência direta da produção e do [da] compra em grande escala.

Portanto, nota-se que, de modo geral, felicidade e consumismo são extremos opostos de uma corda. É preciso uma mudança profunda de mentalidade da população; isso pode ser feito através da conscientização geral promovida pelo governo ou entidades civis, educando melhor os consumidores e alertando-os sobre os pontos negativos do consumo exagerado.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez muito boas colocações. No entanto, não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do âmbito do senso comum! Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente