As pessoas, como um todo, buscam a felicidade. Sabendo disso, o capitalismo atual divulga a ideia de felicidade comprada , na qual as massas são levadas à [a] acreditarem —manipuladas — que só serão felizes caso consumam. É preciso uma postura crítica para conhecer o verdadeiro significado de felicidade que nada tem haver [a ver] com consumo.
É bem verdade que há cem , duzentos , trezentos anos , as pessoas não precisavam de remédios , de posses e de bens materiais para se sentirem felizes. A felicidade estava em conviver com a família, com amigos e com colegas.Os bens materiais amenizam os problemas temporariamente e logo são substituídos —há uma estagnação—enquanto, relacionamentos psicossociais estão sempre se renovando , um diálogo nunca será igual ao outro.Para o terapeuta Mark W. Baker precisamos estabelecer relações interpessoais para sermos felizes. O que é a felicidade se não tiver ninguém para compartilhar. Essa estagnação dos bens materiais fazem as pessoas consumirem cada vez mais é análogo ao vício em drogas as quais não contribuem com a felicidade, apenas com uma satisfação temporária.O consumo não trás [traz] a felicidade , relacionamentos sim.
Em suma , a felicidade não está ligada ao consumo , mas, a relacionamentos.Apesar de , consumo ser sinônimo de "ter",este não é sinônimo de felicidade. Portanto , cabe à [a] cada um de nós cultivar valores interiores e subjetivos , como a solidariedade , a amizade e o amor.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez colocações pertinentes, porém realizou uma análise simplista. Dessa forma, amplie suas ideias e mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações. Extrapole o âmbito do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |