A felicidade é proveniente do consumo? - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 07/09/2012

Status:

Corrigida
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Atualmente  [,] é possível observarmos que o consumismo tornou-se inerente ao ser humano,visto que,em uma sociedade capitalista  [,] consumir exacerbadamente é sinônimo de felicidade.É notório que esse poderio consumista vem difundindo-se no meio social à medida que as propagandas permeiam nossos lares.Por conseguinte,esse meio persuasivo nos induz a prática do consumismo e,nós,compradores compulsivos,alimentamos cada vez mais esse círculo vicioso.

É bem verdade que na contemporaneidade o consumo é uma prática indispensável à subsistência e à economia de mercado.Assim sendo,esse consumo deve ser ponderado para que a economia gire e os países se desenvolvam.Nessa vertente capitalista,o consumo é benéfico ao país,pois ajuda-o a progredir economicamente.Porém,na esfera social  [,] o consumo influencia diretamente nos padrões de felicidade das pessoas.Uma vez que estas buscam a felicidade através do consumismo esdrúxulo,e ignoram a existência da felicidade interna proveniente da realização pessoal.

Diante a essa sociedade consumista  [,] é importante salientar que a felicidade não é oriunda do consumo desenfreado,ao contrário,a felicidade está atrelada as [às] coisas simples da vida.Esse ideal de vida simples,sem miséria,nem riqueza,é uma das características literárias do Arcadismo(escola literária que surgiu em meados do século XVIII).Os árcades tinham como filosofia a prática do CARPE DIEM,''aproveitar a vida a partir das coisas simples que ela oferece:a natureza,a família,as realizações pessoais,o encontro interno,etc.Logo,esses pensadores opuseram-se aos gastos exorbitantes da nobreza''.

Haja vista o que foi exposto,é imprescindível que essa sociedade consumista reflita sobre os ideais de felicidade e,percebam que a obtenção desta, não é fruto de um consumo demasiado.O consumismo sacia nossos desejos,gerando um prazer imediato,no entanto,não nos deixa ''feliz''.Precisamos deixar de consumir por impulso,senão corremos o risco de ficarmos alienados a ponto de vendermos partes do nosso próprio corpo com o intuito de satisfazer desejos consumistas.A exemplo do que aconteceu na China,o jovem Wang Shangkun,de 18 anos,vendeu um de seus rins a fim de comprar um iPhone e um iPad.Portanto,é preciso que,nós,consigamos controlar essa ação,orientando com eficácia à contemporânea sociedade de consumo.

Comentários do corretor


Suas colocações foram pertinentes e retrataram bem a problemática do tema. Porém, faltou um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). No mais, atente às regras de uso da vírgula!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente