Ter, para ser. - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 07/09/2012

Status:

Corrigida
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  Compras e mais compras, que mal tem em gostar de gastar? Nenhum  [,] se souber fazê-lo de maneira saudável, o que não ocorre hoje em dia, pois nossos talões de cheques andam de mãos dadas com a nossa felicidade, quanto maior o gasto, maior a felicidade instantânea.

  Com a economia superaquecida, a cada instante surgem novas tecnologias e milhares de compradores dispostos a pagar por elas, podendo ou não, precisando ou não. Somos bombardeados de novas mercadorias através de propagandas insinuantes, em que, na maioria das vezes, o ator é retratado como alguém extremamente feliz quando esta [está] possuindo o objeto vendido, nos fazendo pensar que, sem ela  [,] não seriamos [seríamos] felizes também. Mas as propagandas mudam, assim como nossa felicidade acaba, então, temos que comprar novamente, se tornando [tornando-se,] assim, um círculo vicioso.

  É claro que ninguém vive sem comprar; os presentes de final de ano, aniversários, roupa para festa, celulares de ultima [última] geração, até porque, vivemos em um século extremamente visual, em que a nossa aparência é nosso cartão de visita. O dinheiro ainda não pode comprar muita coisa, mas nos esquecemos disso facilmente, tendo tantas outras coisas nos “cegando”.
  Hoje em dia, as pessoas andam muito preocupadas em trabalhar mais que o necessário para terem dinheiro suficiente para comprar mais do que realmente precisam, e assim muitas vezes acabam deixando o importante para segundo plano, que é a saúde, lazer e o convívio com a família. O consumo faz parte de nossas vidas, mas há outras coisas que podem ser tão gratificantes quanto “ter” e “possuir”. Por isso sorria, escute, converse, cante, dance, saia, brinque, abrace, e acima de tudo, viva.
 

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema, porém faltou uma linha argumentativa melhor fundamentada. Mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Extrapole o âmbito do senso comum ao tecer sua argumentação. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente