Consumismo x Felicidade. - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 07/09/2012

Status:

Corrigida
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    Cada vez mais, a felicidade individual é mensurada pelo nível de consumo. Isso se deve, em grande parte, à exposição insistente, na mídia, dessa situação como habitual, o que, em virtude da influência desse meio de comunicação, é tida como aceitável pela sociedade.
    Um exemplo disso é haver tantas propagandas com expressões como: “você tem que ter”. Elas transmitem a idéia [ideia] de que uma pessoa só é reconhecida na sociedade pelo que possui. Dessa forma, comprar objetos caros para ostentar é um meio utilizado pelos indivíduos para se auto-afirmarem [autoafirmarem] socialmente.
    Essa situação estimula muitas pessoas a, por exemplo, gastarem grande parte de seus salários comprando produtos, contraindo, às vezes, dívidas que não podem quitar. É o que foi mostrado no filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, em que a personagem principal, Rebecca Bloom, é compulsiva por compras e tem de procurar ajuda em grupos anônimos para se curar de seu problema, pois passa a dever bastante ao banco.
    Além disso, é preciso ressaltar que ter o consumo como parâmetro de felicidade pode ser muito frustrante. Atualmente, a indústria fabrica produtos para serem substituídos constantemente. Um celular, por exemplo, fica ultrapassado em cerca de dois anos. É o que se chama obsolescência programada.
   Dado o exposto, percebe-se que a manutenção do consumo como meio de obtenção de felicidade não é um hábito saudável, pois pode trazer conseqüências [consequências] bastante maléficas para os indivíduos. Em virtude disso, é fundamental que essa prática seja desestimulada. Para tanto, a sociedade deve entender que ser feliz depende mais das relações fraternas estabelecidas e do sucesso profissional alcançado, em detrimento dos bens possuídos.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, além de ter feito boas colocações. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático e faltou um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente