Desde o surgimento das primeiras civilizações, o consumo reflete no “status” social dos indivíduos. Com a chegada da Era Moderna e do capitalismo , a cultura do comprar tornou-se ainda mais difundida em nossa sociedade .Para alguns , o consumo pode proporcionar uma felicidade momentânea, mas para outros cria um sentimento de fracasso.
Infelizmente, vivemos em um período onde [em que ] é mais importante ter do que ser . As pessoas não se contentam em serem gentis [,] educadas e honestas para se tornarem felizes e aceitas socialmente .Mas “necessitam “ ter o carro da moda, roupas de grife e “smartphones”. Quem não possui condições financeiras para tanto é marginalizado.Cria-se [,] assim ,em nossa sociedade, o imaginário de que se comprarmos tudo que “necessitamos” seremos mais felizes.
Na contramão da tendência mundial, algumas pessoas seguem um modo de vida alternativo. Não se endividam infinitamente para comprar algo que , financeiramente, está acima de suas possibilidades .Vivem com o que podem pagar, com muito bom humor e irreverência .Buscam , ao invés de eletrodomésticos, a amizade e companheirismo .Dão uma verdadeira lição de vida do que é felicidade.
A Indústria se utiliza da propaganda para criar nas pessoas a “necessidade” de consumir. Apesar do mal que essa pratica [prática] pode causar, ela estimula a economia e cria empregos. Por isso, deve haver um incentivo do consumo consciente e da não discriminação de alguém por suas posses. Cartilhas nas escolas, e campanhas midiáticas podem proporcionar uma melhor relação das pessoas com o consumo e assim acabar com o mito da felicidade comprada.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu à proposta. Porém, melhor fundamente sua linha argumentativa e extrapole o âmbito do senso comum. Para isso, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, comparações, contraposições, exemplos, retrospectivas históricas etc.) Extrapole o âmbito do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |