O ser humano vive em uma sociedade majoritariamente consumista. Em virtude disso, o consumo, muitas vezes, representa, não apenas uma necessidade para a sobrevivência, mas um instrumento de autoafirmação dos indivíduos em meio a esse ambiente.
Uma prova disso é o fato de várias pessoas, constantemente, gastarem boa parte de seus salários em roupas de grifes ou em calçados da moda, por exemplo. Isso é preocupante tanto para a estabilidade financeira desses consumidores quanto para a manutenção dos valores morais da sociedade, uma vez que demonstra a atração de muitos indivíduos contemporâneos pela volatilidade de mercadorias, bem como a tendência a valorizar o descartável.
Dessa forma, esses indivíduos, ao longo do tempo, dificilmente consolidarão certas virtudes, como a magnanimidade [longanimidade] , o respeito e o altruísmo, que edificam bons cidadãos. Em consequência disso, essas pessoas, de forma geral, desenvolvem uma apatia interior, que os estimulam, comumente, a consumir cada vez mais produtos, como uma tentativa para solucionar esse problema.
No entanto, não se pode afirmar que tais mercadorias são dispensáveis para a felicidade. O desprendimento dos bens materiais, nesse caso, pode configurar-se em um problema. O ideal seria relacionar o consumo, não como um fim, mas como um recurso que levará as pessoas à felicidade.
Por todos esses aspectos, é-se [é se] levado a acreditar que a adoção do consumismo como estilo de vida é, portanto, prejudicial na busca da felicidade. Em vez disso, as pessoas devem reconhecer mais os valores subjetivos da sociedade, como a ética e o amor. Desse modo, a verdadeira satisfação pessoal pode ser alcançada.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e abordou o tema. Porém, procure realizar um melhor trabalho com a parte argumentativa de seu texto. Mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações. Extrapole o âmbito do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |