O desenvolvimento do país, pode ser visto como um desenvolvimento econômico, na qual a sociedade consegue consumir cada vez mais. Assim que adquiriram, querem ter algo ainda mais moderno e diferente que o do seu colega de trabalho, de escola, amigos [,] dentre outras pessoas de seu convívio. E assim o consumo vai se acentuando.
Em meio a estas mudanças dos últimos tempos, a sociedade têm [tem] se deixado levar. Crianças deixaram de brincar com seus colegas, e amigos, para poderem assistir à [a] programas de TV, ou ficando navegando na internet. Jovens[,]do mesmo modo, se prendem a tecnologias como as redes socias, tais como: Facebook, My Space, Twitter, fazem com que elas deixam as pessoas ao seu redor de lado. Os adultos, por exemplo, se preocupam com a sua beleza, centros de cirurgias plásticas são bastante freqüentadas [frequentados] nos últimos tempos, querem ter um corpo perfeito. Ou mesmo aquele carro que ninguém tem...
Novas tecnologias eletrônicas são desenvolvidas, conseguindo atrair boa parte da camada social, que investem centenas de reais nestes produtos. Mas estão satisfeitos por pouco tempo.
Mas onde está o erro a respeito desta tecnologia e a mudança de sociedade? O fato é que o desenvolvimento econômico esta [está] se acelerando mais que o desenvolvimento social. As pessoas procuram a felicidade na compra de coisas. O convívio com amigos e familiares é afetado com esta mudança. Os interesses das pessoas estão diretamente relacionados ao dinheiro, ao ter. Esquecem [Esquecem-se] de aproveitarem o momento na [no] qual estão com familiares ou fazendo a viagem dos sonhos. Não, ele se preocupa em ter sempre mais!
O homem não precisa deixar de ter planos, mas não pode deixar que o seus planos levem a sua felicidade para longe de sua vontade. A solução é dar educação, uma tarefa difícil, mas necessária para o melhor desenvolvimento do país. Brasil não necessita só do desenvolvimento em dinheiro, mas principalmente o progresso educacional.
Comentários do corretor
Seu texto atendeu à proposta e abordou o tema. Porém, faltou uma linha argumentativa melhor fundamentada para retirar sua abordagem do senso comum. Dessa forma, procure mobilizar fatos e exemplificações concretas que comprovem suas coloções. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |