Felicidade à venda - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 07/09/2012

Status:

Corrigida
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O consumir para ser feliz é uma marca profunda da sociedade contemporânea: são milhares de compras diariamente. Isso, talvez, seja inevitável hoje e está intrínseco, sem dúvida, a uma busca por felicidade, uma vez que muitas pessoas não se preocupam mais com a felicidade familiar, e sim em trabalhar bastante, para, assim, buscar se enquadrar e se inserir no mundo do consumo. Mas a verdade é que essa desmedição por consumo está mudando o real sentido de felicidade: o de bem estar [bem-estar] familiar.
É bem verdade que o ¨American Way of Life¨ incentivou as pessoas a consumirem intensamente, como busca pela felicidade. Isso teve como consequência, que perdura até à atualidade, o extremo e desenfreado consumismo, como mera e inalienável busca de felicidade individual. A rápida produção e renovação dos produtos deixam as pessoas com um falso sentimento de prazer e felicidade, as quais, muitas das vezes, esquecem-se da afetividade familiar.
Além disso, é perceptível que muitos, hoje, atrelam a felicidade também como meio de inserção na sociedade, já que somos ideologicamente forçados a comprar, de modo a se integrar em uma dada classe social, estereótipo esse que parece nos dar alegria e prazer. É indignante que muitos tentem preencher um vazio individual com um grande consumismo: afinal, isso pode trazer consequências irreparáveis. Como afirma Padilha, a felicidade não se é alcançada facilmente com bolsas, celulares e carros.
Assim sendo, é fundamental que as pessoas busquem, em primazia, estar voltadas para a realização familiar, deixando um pouco de lado o consumismo desenfreado como promoção de prazer individual. Claro que não devemos abandonar a compra de novas tecnologias, mas é necessário se ter um limite. Portanto, esperamos que o ideário do gênio Albert Einstein possa se eclipsar sobre a atual Terceira Revolução Industrial.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto desenvolveu-se de forma clara e fez colocações pertinentes. No entanto, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos etc.) para dar força à sua análise e levar seu texto a extrapolar o recorte temático.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente