Busca da felicidade em uma compra - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 07/09/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ipads,tablets,TVs de LED ,carros novos, roupas na moda,celulares cheios de aplicativos.São esses os sinônimos de felicidades na sociedade atual,quanto mais posses e mais caras elas forem,mais feliz se sente o indivíduo.Esse fato leva ao consumo desmedido de objetos, muitas vezes sem necessidade.Será que isso traz mesmo felicidade ou só aumenta os lucros do mercado de consumo?
Ter aquilo que o outro não tem e causar inveja provoca uma certa satisfação nas pessoas.E dessa forma , elas começam a querer mais e mais , enriquecendo um mercado que a todo momento lança produtos novos.
Em comerciais e anúncios publicitários, os criadores tentam passar a impressão de que felicidade é adquirida juntamente com o consumo daquele produto.Assim,pessoas bonitas e felizes são apresentadas transmitindo ao consumidor a necessidade de se obtê-lo para ser feliz.
Contudo , surgem a todo momento produtos novos que muitas vezes o comprador não necessita ter,já que, para ele não terá nenhuma utilidade.Mas preenchido pelo pensamento de que a compra trará felicidade, acaba comprando-o sem ao menos utilizá-lo depois.
Além disso, com a globalização [,] temos um maior acesso as compras, com um simples clique no mouse ou com o cartão de crédito [,] vemos a nossa frente produtos importados e lançamentos.Essa facilidade aumenta  a vontade da população de consumir de forma desmedida.

Portanto, somos extremamente consumistas e acabamos por relacionar isso a [à] felicidade.Não percebemos que estas compras compulsivas estão relacionadas a nossa alienação ao mercado de consumo.Obter somente aquilo que se considera necessário e procurar outras atividades que substituam as compras são as únicas formas de colocarmos de lado o consumo exagerado.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. Porém, fundamente suas colocações em fatos e exemplificações concretas. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente