O reflexo do mundo globalizado no século XXI delineia o que se iniciava na Revolução Industrial, o consumo em massa. O que antes era consumido na função de sobrevivência, hoje virou sinônimo de felicidade, ou até de vício ou doença. Viver pelo supérfluo virou rotina para várias pessoas, e que em muitos casos por causa desse vício, muitas vivem com dívidas inacabadas.
Com o surgimento de industrias [indústrias] e do fordimos, os produtos passaram a ser produzidos em massa. A partir daí até os dias atuais [,] vemos que com a melhora das codições salariais a população vêm [vem] comprando mais. A maioria desses produtos não são considerados essenciais para a sobrevivência e sim supérfluos.
O consumo, baseado principalmente no marketing, é priorizado na busca do valor do belo, onde a beleza do produto é mais importante que sua função, podendo até ser muito caro. Hoje [,] o mundo é rotulado, com empresas mutinacionais no mundo todo.
Porém, para algumas pessoas, viver antenadas na atualidade de novos produtos/roupas/aparelhos é que faz sua felicidade. O consumo atual tem gerado ideias baseadas no lucro do capitalismo ao invés da sua real funcionalidade. Ocorrendo a felicidade por consumo ou até vício. Isso faz a globalização e a economia crescerem nos países. Em reflexos há o exemplo da Classe C que elevou ao consumo em 15% na esconomia brasileira.
Contudo, as pessoas vivem rotuladas, na qual a sobrevivência vem em segundo plano para aqueles que consideram relevante um consumo supérfluo. O consumo, hoje, é imprescendível para a economia, porém pode ser "inimigo" para aqueles que não sabem utilizar dos valores corretos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez considerações válidas. Porém, poderia ter melhor refletido acerca da contraposição do tema: felicidade e consumismo. Além disso, para validar sua tese, procure estabelecer um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |