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Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 07/09/2012

Status:

Corrigida
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A sociedade consumista de hoje vem sendo construída á [há] séculos atrás. Conhecemos o que foi o feudalismo, a burguesia e hoje predomina o capitalismo, que de forma simplista se resume em consumo. Com esta, surgiram também formas para persuadir e tornar possível este consumo. Somos bombardeados por todo o tipo de propaganda que em sua maioria de forma injuntiva nos diz o que deve ser comprado, aliado ao prazer que este produto nos proporciona – que de certo forma acontece, mesmo que momentaneamente. Cartão de crédito, empréstimo, cheque ou nota promissória a forma de pagamento fica em segundo plano.
O fato é que esta alienação a um consumo desregrado tem gerado problemas políticos, sociais e ambientais. Toneladas de lixo são produzidas diariamente e sem destino certo vão parar em aterros sanitários, nas ruas onde entopem bueiros e causam alagamentos, na maioria dos países, principalmente nos pobres e subdesenvolvidos [,] não há políticas de destino correto a estas montanhas de lixo derivados de tanto consumo. No campo social [,] os problemas são ainda maiores, o poder de compra é um verdadeiro “divisor de águas” [,] quem consome mais vive melhor, pois estes tem [têm] condições de suprir a lacuna deixada por um estado ausente, seja no transporte público, saúde, alimentação ou educação. E com tanto individualismo [,] ninguém pensa no próximo, males dessa sociedade, quanto mais compro [,] mais sou feliz.

As atuais crises vividas por alguns países mostram que deveríamos repensar o modelo em que vivemos. É difícil pensar em coletivo[,] mesmo em um mundo cada vez mais unificado – o que demonstra uma contração. Não é ser contra o consumo, mas mudar para que este beneficie a todos. Mudanças ocorreram no passado, a sociedade não é imutável, mudanças também podem ocorrer no presente.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática imposta. Porém, faltou um mais amplo e efetivo trabalho com a parte argumentativa de sua produção. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Extrapole o âmbito do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente