O ideal de vida no passado, que levavá [levava à] a felicidade, pode ser visto na literatura árcade, onde [em que ] o poeta sonhavá [sonhava] viver com sua amada em um lugar tranquilo, como o campo. Porém [,] esse ideal foi radicalmente modificado, atualmente na cidade pós-industrial [,] as pessoas estão perdendo a capacidade de encontrar a felicidade nas coisas simples e tem ânsia de achar -e até comprar- aquilo que já está dentro delas.
Em primeiro lugar [,] destaca-se a mídia como o principal fator para essa mudança de hábitos, uma vez que, todos [que todos] os dias impõe padrões de beleza, de vida assim [,] como o de consumo. Como por exemplo [Como] são as novelas que sutilmente exercem influência, quando exibem que a felicidade está no dinheiro e no consumismo. Por isso, que hoje muitas pessoas indidam-se, para [endividam-se] comprar o celular ou roupa da moda.
Mas não só a mídia, pois, há também a falta de educação dos jovens para enfrentar o mundo globalizado. Visto que, não são ensinados a valorizar, e gostar do que têm, mas sim a invejar objetos, que por si não trazem felicidade. Porque, é evidente que são descartáveis e que no final o que realmente importa é a saúde e o bem-estar.
Muitos pensam que a felicidade está em um carro, casa ou em trabalhos com sálarios "astronômicos", mas [,] no entanto [,] está nos mais simples momentos junto de quem gostamos [,] como também nos passatempos favoritos. Então [,] cada pessoa deve refletir sobre o que ela procura na vida e o que gosta, com muita calma e vontade, respeitando a ética.
Portanto, só existirá mudanças se a mídia procurar ser menos invasiva e diminuir a intensidade de suas propagandas, mas não só isso [,] é também de extrema importância ensinar os jovens a lidar com paciência o progredir de seus bens materiais. Por isso, deve-se unir a comunidade e as famílias para conversar sobre esses problemas e exercer seu poder transformador. Assim [,] teremos a verdadeira felicidade nas cidades, mesmo distantes do campo árcade.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém não estabeleceu uma linha argumentativa que extrapolasse o âmbito do senso comum. Dessa forma, procure mobilizar fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |