A necessidade de compra - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 07/09/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório que nos últimos anos aumentou-se muito o consumismo entre as pessoas com o objetivo de conseguir prestígios com os amigos, familiares ou até para entrar em um grupo social. Por causa disso chegam acumular dívidas só para obter status e esquecem que a felicidade não está liga a dinheiro e sim sentimentos, uma das poucas coisas que não pode ser comprado.
Além disso, algumas pessoas fazem do seu objetivo de vida comprar o carro do ano, celular de última geração, roupa de grife e vários outras coisas relacionadas à moda só para se sentirem felizes e não por uma necessidade real de se ter o produto. Muita das vezes não tem nem dinheiro para comprar, mas dá algum jeito de obtê-lo para realizar seu desejo de consumo.
Sabe-se que as propagandas, principalmente na televisão, reforçam a ideia de que a felicidade só será conquistada se obter aquele determinado produto e com efeito de hipnose, conduz várias pessoas a comprarem aquela mercadoria, mesmo que não tenha necessidade e alguns só percebe [percebem] o que fez depois de comprar o produto, muita das vezes arrependam-se [arrependem-se], outras esquecem e acabam cometendo o mesmo erro.
Em suma [,]a felicidade não está ligada ao consumismo e nem a obtenção de status. A felicidade está nas coisas mais simples como ajudar as pessoas, almoçar com a família, brincar com o seu filho e outras coisas a mais. É claro que não tem problema nenhum em realizar um desejo de consumo de comprar um carro, moto, celular ou o qualquer outra coisa, o que não pode é exagerar.

 

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu à proposta. Porém, realizou uma abordagem simplista e genérica da questão. Amplie seus argumentos e apresentes fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Fuja do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente