É notório que nos últimos anos aumentou-se muito o consumismo entre as pessoas com o objetivo de conseguir prestígios com os amigos, familiares ou até para entrar em um grupo social. Por causa disso chegam acumular dívidas só para obter status e esquecem que a felicidade não está liga a dinheiro e sim sentimentos, uma das poucas coisas que não pode ser comprado.
Além disso, algumas pessoas fazem do seu objetivo de vida comprar o carro do ano, celular de última geração, roupa de grife e vários outras coisas relacionadas à moda só para se sentirem felizes e não por uma necessidade real de se ter o produto. Muita das vezes não tem nem dinheiro para comprar, mas dá algum jeito de obtê-lo para realizar seu desejo de consumo.
Sabe-se que as propagandas, principalmente na televisão, reforçam a ideia de que a felicidade só será conquistada se obter aquele determinado produto e com efeito de hipnose, conduz várias pessoas a comprarem aquela mercadoria, mesmo que não tenha necessidade e alguns só percebe [percebem] o que fez depois de comprar o produto, muita das vezes arrependam-se [arrependem-se], outras esquecem e acabam cometendo o mesmo erro.
Em suma [,]a felicidade não está ligada ao consumismo e nem a obtenção de status. A felicidade está nas coisas mais simples como ajudar as pessoas, almoçar com a família, brincar com o seu filho e outras coisas a mais. É claro que não tem problema nenhum em realizar um desejo de consumo de comprar um carro, moto, celular ou o qualquer outra coisa, o que não pode é exagerar.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu à proposta. Porém, realizou uma abordagem simplista e genérica da questão. Amplie seus argumentos e apresentes fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Fuja do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |