Apesar de muitas pessoas relatarem que o poder de consumo não trás [traz] felicidade, em prática, porém, notamos que ele leva vários indivíduos à alegria. A partir disso [,] podemos relatar que a felicidade é diretamente proporcional ao poder de consumo.
A felicidade é um sentimento de realização e satisfação que é atingida quando compramos, conversamos, namoramos, passeamos, viajamos etc. A partir daí, podemos observar que para a concretização de algumas coisas é necessário ter dinheiro, onde com ele podemos comprar produtos que nos tragam alegria. Quem não se sente alegre ao comprar um carro? Um computador? Uma televisão? Uma viagem para o exterior? Um celular de última geração?
Um exemplo é se localizarmos duas pessoas: uma pobre, que vive apenas com o salário necessário para sobreviver, e outra com capital suficiente para comprar, além da comida, vários produtos que desejar (celulares, tabletes, jóias, etc.). Analisando essa situação é imediatamente percebível a pessoa do segundo caso é mais feliz, pois possui maior poder de consumo. Agora vamos imaginar que o indivíduo do primeiro caso ganhou um dinheiro extra para compras de objetos, lógico que essa figura ficará feliz pela aquisição do capital e [,] consequentemente [,] feliz novamente no momento das compras dos produtos. Em suma, a sociedade consumista, geralmente, tem maiores momentos de felicidade, pois a cada objeto comprado lhe vem um "ar" de satisfação e extrema alegria. Entretanto, é importante ressaltar que o poder de consumo não é o único responsável pela felicidade, mas sim um complemento para se chegar a ela.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Se pretender validar sua tese, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem suas coloçações. Extrapole o âmbito do senso comum e amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |