Nos últimos tempos, o crescimento econômico tem sido um dos mais, senão o mais importante [,] objetivo mundial. O ato de comprar bens materiais faz com que algumas pessoas pensem que estão comprando felicidade. Vivemos na atual sociedade em que o dinheiro é à [a] base da nossa vida, nosso mais precioso bem e que sem ele a existência é inútil.
Na presente agremiação [,] obter um corpo material é mais fácil que obter o estado de espírito, o bem consigo, a satisfação comunal, a paz com o próximo, os quais são os verdadeiros desencadeadores da felicidade. A verdadeira alegria esta [está] mascarada no consumismo, nas finanças e esses são impostos e promovidos pela publicidade.
A propaganda esta [está] presente na nossa vida desde 1800 e foi intensificada, no Brasil, com campanhas para a Independência do Estado e quase cem anos depois com compras e vendas de escravos. Alguns anos mais tarde [,] o país recebendo a emissora de televisão [,] começa [começou] a anunciar produtos, marcas, ingressando a população no consumismo e fluindo o comércio financeiro.
Questionar a corrente evolução financeira pode ser entendido, hoje, como um ato insano, de vontade revolucionária afim [a fim ]de mudança. É aceitável que as compras sejam necessárias para a sobrevivência, todavia a riqueza não é a essência da vida. O júbilo não está somente no consumir, pois não há quantia que se possa pagar para adquirir sensação tão extraordinária. O nosso bem mais precioso é o conjunto de acontecimentos durante nossa existência, o encontro intrínseco.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu à proposta. No entanto, você preciso melhor elaborar a parte argumentativa de seu texto. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo e significativo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Extrapole o âmbito do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |