Bases de sustentação da infelicidade - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 07/09/2012

Status:

Corrigida
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O ser humano está consumindo de forma exagerada e isso acaba criando uma [um] dos “pilares” da sociedade, a infelicidade. Esse “pilar” deve-se ao incentivo exacerbado da mídia ao consumo, em conjunto com a descontrolada ascensão do mundo virtual, empobrecida de valores humanos.
Nas últimas décadas, a influência em massa dos meios de comunicação, especialmente a televisão, induz, através de propagandas, ao consumismo exagerado. O povo, iludido, se afunda [afunda-se] em dívidas que, além de aumentar as estatísticas de depressão, culminam, em aspecto amplo, na formação das crises financeiras [,] como a de 2008.

Além disso, o mundo virtual, em foco as redes sociais, enfraquecem o básico da sobrevivência humana, seus valores, e idealizam o consumo. Algumas comunidades indígenas, por exemplo, não precisam estar “conectados” ou “na moda” para serem felizes. A sua cultura de subsistência aliado [aliada] aos princípios aprendidos por eles, como o respeito à natureza, são receitas para a alegria.
Alem [Além] do mais[,]a um individuo feliz é aquele que consegue fazer os outros felizes, lhes influenciar e melhorar. Ernesto Che Guevara, por exemplo, abdicou de uma vida “normal” em sua terra, Argentina, para lutar pela melhoria da vida das pessoas, desde a America Latina até Cuba.

A felicidade, portanto, está se afastando do homem moderno, sendo importante que ele a busque nos seus ideais e que a educação seja o instrumento para não cair na ignorância da mídia, ou [mídia] de outras influencias [influências]. Assim, as “bases” de sustentação da infelicidade poderão ruir, e esse “pilar” da sociedade, por conseqüência [consequência] natural, cair.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. Contudo, faltou um mais rico e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua análise retirá-la do óbvio.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente