Comprar e comprar, sempre e cada vez mais, através de um violento marketing, as pessoas estão se tornado [tornando] verdadeiros "zumbis". Atraídas pelas corporações de bens de consumo,muitas estão Contaminadas pelo "vírus" do consumismo, tendo como seu principal vetor um capitalismo selvagem.
A publicidade apelativa em que se estampa comerciais e propagandas, estão [propagandas está] sempre rotulando a felicidade,beleza ,fama ,sucesso, aos seus produtos e marcas, com jargões do tipo: "o mundo aos seus pés", "você será a melhor de todas", passando a falsa idéia [ideia de que] de ao adquirir seus produtos [,] o cliente passará a desfrutar de tais "privilégios".Enfim, numa espécie de lavagem cerebral manipulando o cliente ,bem como, na maioria esmagadora das vezes [,] sem pensar nas sérias consequências que tais atos podem e proporcionam a [à]sociedade.
O Consumismo tende a provocar o sentimento de desigualdade, pois bens materiais é considerado [são considerados] status, quanto mais caro o carro melhor é o sujeito ,mais feliz .Diante disso [,] quem possui mais bens se acham superior há aqueles [superiores àqueles] que não possuem,do outro lado quem não os possuem [possui] logo se sentem [sente] inferiorizado. Pesquisas apontam que muitos dos casos de suicídio e depressão estão ligados a [à] insatisfação financeira, os bens do sonho de consumo que não são adquiridos, perca do emprego, enfim [,] se você não poder consumir é um considerado um fracassado [,] sem valor algum.
Outro ponto negativo esta [está] na questão ambiental,visto que ao aumentar o consumo, tender a se desmatar mais em busca de matéria prima [matéria-prima], não somente [,] mas também o aumento do lixo. Embora Ong´s venha [ONGs venham] tentando recuperar os recursos e patrimônios naturais, florestas, rios, metais, a luta vem sendo constantemente perdida.
Aquele antigo ditado que dizia: "felicidade não tem preço" parece não servir mais nos dias atuais. Pois a real felicidade estar [está] obscurecida pela sombra do capitalismo que vedem [vende] e propagam [propaga] a falsa felicidade, passando por cima de tudo e todos para conseguir o que sempre visaram: Lucro.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, atente nas regras de uso dos sinais de pontuação e na modalidade padrão. Além disso, extrapole o âmbito do senso comum e mobilize fatos e exemplificações concretas para validar sua tese. Amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |