Capitalismo selvagem - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 07/09/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 Comprar e comprar, sempre e cada vez mais, através de um violento marketing, as pessoas estão se tornado [tornando] verdadeiros "zumbis". Atraídas pelas corporações de bens de consumo,muitas estão Contaminadas pelo "vírus" do consumismo, tendo como seu principal vetor um capitalismo selvagem.
 A publicidade apelativa em que se estampa comerciais e propagandas, estão [propagandas está] sempre rotulando a felicidade,beleza ,fama ,sucesso, aos seus produtos e marcas, com jargões do tipo: "o mundo aos seus pés", "você será a melhor de todas", passando a falsa idéia [ideia de que] de ao adquirir seus produtos [,] o cliente passará a desfrutar de tais "privilégios".Enfim, numa espécie de lavagem cerebral manipulando o cliente ,bem como, na maioria esmagadora das vezes [,] sem pensar nas sérias  consequências que tais atos podem e proporcionam  a [à]sociedade.

 O Consumismo tende a provocar o sentimento de desigualdade, pois bens materiais é considerado [são considerados] status, quanto mais caro o carro melhor é o sujeito ,mais feliz .Diante disso [,] quem possui mais bens se acham superior há aqueles [superiores àqueles] que não possuem,do outro lado quem não os possuem [possui] logo se sentem [sente] inferiorizado. Pesquisas apontam que muitos dos casos de suicídio e depressão estão ligados a [à] insatisfação financeira, os bens do sonho de consumo que não são adquiridos, perca do emprego, enfim [,] se você não poder consumir  é um considerado  um fracassado [,] sem valor algum.

 Outro ponto negativo esta [está] na questão ambiental,visto que ao aumentar o consumo, tender a se desmatar mais em busca  de matéria prima [matéria-prima], não somente [,] mas também o aumento do lixo. Embora Ong´s  venha [ONGs venham] tentando recuperar os recursos e patrimônios naturais, florestas, rios, metais,  a luta vem sendo constantemente perdida.

 Aquele antigo ditado que dizia: "felicidade não tem preço" parece não servir mais nos dias atuais. Pois a real felicidade estar  [está] obscurecida pela sombra do capitalismo que vedem [vende] e propagam [propaga] a falsa felicidade, passando por cima de tudo e todos para conseguir o que sempre visaram: Lucro.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, atente nas regras de uso dos sinais de pontuação e na modalidade padrão. Além disso, extrapole o âmbito do senso comum e mobilize fatos e exemplificações concretas para validar sua tese. Amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente